quinta-feira, 7 de maio de 2009

Step Three: What now?

"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
(Milan Kundera)

Ontem eu reservei a minha filhinha! Ela será uma yorkie micro, mas eu nem me importo se ela crescer um pouquinho mais, assim que eu tiver fotinhos dela eu coloco aqui, é que ela ainda é muito tiny e quase não tem pelinhos e mal abriu os olhinhos (sim, ela acabou de nascer), mas eu conheci a mãe e o pai dela (e já vi fotos das ninhadas anteriores). Escolhi o canil Dog's Carisma, a Inês (dona do canil) é muito boazinha, e respondeu todas as minhas milhares de dúvidas e a coitada teve paciência, porque além de lotar a caixa de entrada dela de e-mails eu liguei diversas vezes. Acredito que todos devem fazer isso antes de se decidir mesmo, é uma segurança que terão mais pra frente, caso ocorra algum problema. Antes de optar pelo Dog's Carisma eu conversei com diversos outros canis, levei um mês (mais ou menos) para me decidir por um (às vezes acho que foi pouco tempo!) e como eu quero o filhote pra julho (minhas férias) eu teria que me decidir até mais ou menos meio de maio para que desse tempo do bebezinho ficar com a mãe e estar pronto pra vir pra casa comigo. Lembrando novamente que não é legal buscar o seu filhote naqueles canis que SEMPRE tem ninhada a disposição, isso pode significar que eles não dão o tempo suficiente para a mãe do cachorrinho se recuperar e estão preocupados somente com as vendas. Pesquise!!!

As dicas a seguir, vão servir para aqueles que moram em apartamentos e optaram por um cachorro de porte médio ou pequeno, já que não vou me prender em dar informações sobre os cachorros maiores ou para quem tem quintal ou uma casa grande. Mas acredito que o que tem escrito aqui vai servir de ajuda pra qualquer pessoa “perdida” com um filhotinho.

Preparativos para a chegada do filhote (antes de tê-lo efetivamente em casa)

- No primeiro momento não gaste dinheiro com caminhas caras, nessa fase o filhote rói qualquer coisa e pode ser que ele “decida” destruir a caminha que você comprou com tanto carinho, então uma solução barata seria uma almofada confortável e alguns cobertores que podem ser colocados dentro de uma cama mais simples, uma caixa velha ou cesto, com os cobertores dentro ele pode se aninhar em algo macio e quentinho e assim se sentirá protegido. A cama deve ficar em local silencioso para que ele possa dormir sem ser perturbado sempre que estiver cansado, deixe a caminha acima do nível do chão e longe de correntes de ar. Se você pretende que seu filhote tenha uma casinha, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma ‘mansão' para um filhote pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toquinha.

- Você deve ter dois comedouros (podem ser de plástico ou metal), um para água e outro para comida.

- Uma coleira confortável, uma guia adequada e plaquinha de identificação. A coleira deve estar SEMPRE no cachorro e se devidamente identificado seu cachorrinho será encontrado caso ele se perca ou fuja. Nunca coloque o nome do filhote na plaquinha, deixe sempre o seu nome e o seu numero de telefone. A coleira deve ser ajustada de modo que você consiga enfiar o dedo entre ela e o pescoço do cachorrinho sem esforço, mas também sem espaço de sobra. Acostume o filhote desde novinho a usar a coleira, mas lembre-se de reajustar o tamanho com freqüência. Nos primeiros dias ele precisará usá-la por curto período, pois ele ainda estará se acostumando a ela, mas fique sempre supervisionando para que ele não se machuque.

- Caixa de contenção/transporte ou uma bolsa adequada para a movimentação do pimpolho. Estudos comportamentais mostraram que os cães preferem caixas de contenção justas, sem muito espaço livre, pois assim se sentem mais protegidos. - Brinquedos. Eles não precisam ser elaborados, mas assegure-se de que não seja tóxico, grandes o suficiente para não serem engolidos e relativamente indestrutíveis.

- Petiscos e recompensas (rodelas de salsicha, pedaços de queijo, pipoca sem sal e sem óleo), estes te ajudarão a treinar o filhote a fazer xixi e coco nos lugares certos. - Você pode comprar uma escova e um pente (pente de pulgas com dentes finos, escova de pinos de aço), o tipo depende do tipo de pelagem da raça.

- Olhe ao redor da sua casa e mantenha fora de alcance tudo que possa ser perigoso para o filhote (fios soltos, plantas, sapatos, produtos de limpeza, remédios, entre outros), como já disse, nessa fase o filhote vai querer roer o que encontrar pela frente.

- Repelente de objetos (são vendidos na maioria dos pet shops e você pode aplicar nos objetos que não deseja que o seu filhote roa), tapete higiênico (ou jornal), lenço umedecido (já que não poderá dar banho no seu filhote até ele completar todas as vacinas e pretende que ele fique limpinho e cheiroso). Legal é ter também um borrifador (com álcool, tira odores, entre outros) e panos de limpeza para quando o filhote decidir sujar a casa inteira.

- Finalmente, assegure-se de ter em mãos nome e endereço de um cirurgião veterinário. Se você não conhece um, o criador será capaz de recomendar um hospital ou clínica veterinária.

Como eu moro em São Caetano resolvi deixar uma listinha aqui com todas as clinicas da cidade. Faça o mesmo com a sua e visite algumas antes de levar o filhote para saber preço, qualidade, conhecer os veterinários e poder usar seu bom senso antes de escolher uma.

Snoopy S Dog Pet Shop Ltda - ME
Endereço: Rua Flórida , 553
Bairro: Barcelona - CEP: 09551-000
São Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4226-0952
e-mail: regiane.cicero@hotmail.com

Cãopanhia dos Bichos
Endereço: Rua Manoel Augusto Ferreirinha , 1115 -
Bairro: Nova Gerty - CEP: 09580-020
São Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4232-2233

Fazendinha Pet Shop
Endereço: Rua Amazonas , 720 -
Bairro: Centro - CEP: 09520-060
Sao Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4229-0191
site: www.fazendinhapetshop.com.br

Pet Pluto Clinica Veterinária e Pet Shop
Endereço: Avenida Goiás , 1191 -
Bairro: Santo Antônio - CEP: 09521-310
São Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4226-5252
e-mail: petpluto@uol.com.br

Toca dos Bichos
Endereço: Rua Castro Alves, 237 -
Bairro: Cerâmica - CEP: 09540-030
São Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4221-4093

Vitrine dos Bichos
Endereço: Av Goiás, 371 -
Bairro: Centro - CEP: 09521-310
São Caetano do Sul - SP
Tel: (11) 4221-1718

Fontes: Pedigree, Dog Times, Meus Filhotes e o livro mais do que recomendado: Adestramento Inteligente: com amor, humor e bom-senso (Alexandre Rossi).

Um comentário:

  1. to adorando seus posts, e nao desmerecendo meu fredzinho lindo q eu AMO TANTO, mas pesquisar é fundamental né... e a gente nunca fez isso aqui em casa. novamente, nao to desmerecendo meu fred, JAMAIS!!!!!! preciso deixar claro, pq sei lá, fiquei com peso na consciencia.. hahahah! ai como ele é lindo, gente, vc vai amar tanto sua filhotinha, é tao lindo, ai ai.
    beijos!

    ResponderExcluir