quarta-feira, 13 de maio de 2009

Step Four: What’s your name?

“Whoever said you can't buy happiness forgot little puppies”.
(Gene Hill)

Muita gente espera olhar para o bichinho pela primeira vez para poder dar um nome a ele, outros já tem nomes guardados a sete chaves que sempre sonharam em usar em seus filhotes, e algumas pessoas simplesmente utilizam sugestões ou acabam encontrando um nome que gostem tanto que decidam dar ao cãozinho. Acho que você tem que levar muita coisa em consideração na hora de escolher o nome do seu filhote, afinal, esse será o nome dele pelos próximos 10/15 anos. Lembre-se sempre de que para o cãozinho, o nome é a palavra mais importante entre seu relacionamento com a sua família humana, é após escutá-lo que ele será convidado para passear, para ver algo ou mesmo receber carinho. É preciso que o cachorro goste do nome que tem e em hipótese alguma você deve associá-lo com ameaça e broncas.

Quando eu escolhi o nome da minha filhinha eu levei em consideração todos esses fatores (se não mais). Quando eu me decidi que queria um cachorro eu já tinha planejado tudo sobre ele, inclusive já tinha decidido o seu nome. Se fosse menina: Sophia, e se fosse menino: Max. Claro que com o passar do tempo eu acabei mudando de idéia, recebi algumas propostas tentadoras e um nome mais fofo do que o outro, escolher não foi nada fácil e embora eu sinta que já o tenha escolhido não posso afirmar com certeza de que ele não mudará assim que eu olhar pra carinha da minha pimpolha maiorzinha ou achar que seu nome deve ser relacionado a alguma característica especifica de seu temperamento. Portanto, por enquanto, o nome dela é Julie. Para os que me conhecem sabe o que esse nome significa para mim, para aqueles que não, saibam que ele foi muito bem pensado e que já até me refiro a minha filhotinha por Julie.

Como escolher o nome certo?

Não existe uma fórmula para acertar o nome do seu filhote, mas acho que existem algumas dicas que podem facilitar o processo de escolha, além disso, existem algumas alternativas para que, depois de escolhido, você faça com que o cachorrinho aprenda a gostar do nome dele.

* Nunca use o nome do seu filhote associado a palavra “não” ou para dar uma bronca nele, por exemplo, ao invés de dizer “Julie, NÃO!” deve-se optar pelo “NÃO” isolado.

* Tente associar o nome do filhote a sensações/momentos agradáveis, por exemplo, sempre o chame pelo nome quando for dar um petisco, leva-lo pra passear, quando for brincar ou fizer carinho nele. Para alguns cães, o tom de voz de um chamado é a única maneira de saber se estão recebendo bronca ou um convite para a interação. Depois de ter associado o nome gritado com repreensão, o cão entenderá como bronca cada chamado que vier aos berros, mesmo que a elevação de voz seja por causa da distância ou do barulho.

* Evite nomes que rimam com a palavra não (Fofão, Amigão, Zangão etc), já que você poderá confundir o filhote quando estiver usando a palavra NÃO para adestrá-lo.

* Evite nomes longos e difíceis. Quanto maior o nome, mais fácil será de o cãozinho parar de prestar atenção em você enquanto o chama.

* Evite nomes que causem constrangimento, mesmo que o cãozinho não compreenda o nome dado a ele, com certeza ele associará a maneira como as outras pessoas reagem quando ele é chamado, e se o nome dele for constrangedor certamente haverá gozação ao invés de uma interação amigável, sendo assim, você vai obter um resultado negativo na escolha do nome do pimpolho.

* Não escolha um nome de uso comum, o cachorro pode começar a ignorá-lo quando se der conta que essa palavra é falada por todos e a qualquer instante. Para ele não haverá associação de que o nome é de alguma maneira relacionada a ele.

Não se preocupe, escolheu errado: TROQUE!

Caso tenha decidido pelo nome do seu cachorro, mas depois de um tempo perceba que o nome dado não tem nada a ver com o seu cãozinho, não se apavore. Não há problema algum em mudar o nome dele, os cachorros tem uma facilidade em associar um novo nome, contanto que você o use relacionando o a coisas boas.

Assim como trocar o nome do seu cachorrinho, você pode também dar apelidos a ele, é inevitável você observar uma característica do seu bichinho e não colocar um apelido nele por causa disso, e se você utilizar esse apelido com freqüência, o cachorro certamente saberá que o apelido se refere a ele. Como nós, os cães são capazes de perceber que diferentes nomes podem corresponder a estados emocionais distintos das pessoas que os chamam. Por exemplo, alguns cães se escondem quando ouvem o nome completo e se aproximam alegremente quando são chamados pelo apelido. Isso não quer dizer que o apelido é melhor que o nome. Simplesmente mostra que o cão é capaz de associar significados afetivos a palavras.

Existem diversos sites na internet com significados de nomes, com dicas e muito mais, então caso não tenha inspiração ou não encontre o nome perfeito por seu filhote, não se preocupe, logo achara um nome que será a cara dele!

Fonte: Portal MS e Cão Cidadão

Um comentário:

  1. Toco, Toquinho, Tocolino, Gordolino, Gordo, Godofredo, Godoalfredo, Godolinoalfredo, Fred, Preto, Tutu...
    Xiquipils, Xiqui, Tiquinho, Hijo, Hijolino, Hijo-hijo, Amarelo-safado...
    Kika, Kikinha, Hija, Magrela, Feiosa...
    Nina, Nininha, Velinha, Louquinha...
    =D eles são bem sociaveis!

    ResponderExcluir