terça-feira, 5 de maio de 2009

Step One: Decisões

"O relacionamento entre pessoas e cachorros começou há pelo menos 15 mil anos, fazendo dos cães provavelmente os primeiros animais domesticados do mundo. É cientificamente provado (analise DNA) que os cães são descendentes dos lobos, porém não está claro quando e como essa evolução aconteceu. Portanto, assim como os filhotes de lobos, os cães recem-nascidos são cegos, surdos e completamente dependentes de suas mães."
HowStuffWorks



Muitas pessoas acham que ter um cachorro é fácil, muitos não sabem que essa é uma decisão que deve ser pensada e repensada milhares de vezes, assim como ter um filho, adotar/comprar um cachorro é uma decisão muito importante, que irá mudar sua vida pelo menos nos próximos 15 anos. Falando em comprar, eu não gosto muito dessa palavra, se eu pudesse, eu adotaria todos os cachorros do planeta, mas infelizmente não tenho dinheiro, tempo, espaço e disposição para tanto, por isso a minha decisão foi comprar um filhote, isso não significa que eu seja melhor ou pior do que aqueles que adotam os vira-latas (que eu tenho paixão), mas é que para mim não é possível adotar um no momento. Primeiro porque não moro sozinha, segundo que tenho uma gata e, portanto ficaria difícil colocar um cachorro adulto em casa sem causar sofrimento pra gatinha, terceiro que moro em um apartamento pequeno... Os vira-latas são imprevisíveis, eles podem ficar miúdos, como podem ficar enormes e eu, infelizmente, não posso correr esse risco. (o que não significa que não adotarei váriooos assim que tiver minha própria casa). Mas como estava dizendo, não gosto dessa palavra “comprar”, e de agora em diante vou usar “adotar” para simbolizar a entrada deste filhotinho na minha vida – afinal, eu o estou adotando seja lá o que qualquer outra pessoa diga.

A decisão

Não sei quando foi o momento exato que me decidi ter um cachorro, eu sei que sempre quis muito ter um, mas tomar a decisão mesmo não foi muito fácil. Além dos problemas que eu tive para convencer minha mãe e irmão sobre esse novo membro da família, também tive alguns outros problemas com relação ao tanto que a minha vida iria mudar. Coloquei tudo na balança, chorei varias noites com a indecisão e incerteza de que estaria tomando a decisão certa, ainda hoje tenho um pouco de medo de fazer alguma coisa errada, mas sei que sou capaz de lidar com todos os problemas que possam surgir com a chegada do filhotinho. Eu entendo agora que não terei mais tanto tempo livre aos finais de semana, sei que terei que me disciplinar e acordar mais cedo e dormir mais tarde, para assim poder passear com ele e dar a atenção que ele merece, porque não seria justo adotar um bichinho e "usa-lo" enquanto estou carente e deixar ele de lado assim que me cansar... Sei também que meu namoro vai sofrer alguns desequilíbrios até a gente conseguir se acertar direitinho a uma nova rotina, mas tenho certeza que no final tudo ficara muito bem, e que a chegada do filhote só vai trazer alegria pra todo mundo. Me decidir finalmente que eu terei esse cachorrinho não poderia ter acontecido se não fosse pelo apoio das pessoas a minha volta. Alguns foram super receptivos e adoraram a idéia, outros ponderaram comigo sobre a minha vida corrida e responsabilidades, tiveram aqueles que não interferiram em nada e outros que fingiram não escutar. Mas as grandes intervenções mesmo vieram da minha família (amor, sogras, mãe, irmão). Eles com seu jeitinho conseguiram me dar a segurança que eu precisava pra tomar a decisão, que hoje, considero CERTA. E não tenho como não os agradecer por isso, e aproveito pra assegurar (principalmente pra você, amor) que tudo dará certo e que não vamos perder tempo together, daremos sempre um jeito. Estou mais confiante quanto a isso agora.

E você? Qual a sua decisão?

Antes que você decida adotar um cachorrinho, tem que estar ciente de algumas das informações abaixo, e responder com seriedade essas perguntas: Quem vai ensinar ele a fazer xixi e cocô no jornal? Quem vai levá-lo para passear três vezes por dia? Quem vai limpar as caquinhas eventuais? Quem vai educá-lo para não roer o sapato caro? Quem vai bancar as despesas de vacina, veterinário e ração? Quem vai aguentar quando ele estiver chorando porque quer dormir na cama? Quem vai ficar em casa no feriado se não tiver mais vaga na hospedagem? A resposta para todas estas perguntas deve ser dada por todos na família, a não ser que você seja um caso especial como eu e é uma mãe (pai) solteira (o).

Cachorros precisam ser alimentados, escovados, educados, banhados, exercitados, e amados com regularidade. Não dá para deixar o cachorro sem comida e sem passear porque apareceu um lugar legal para passar o fim de semana.

Cachorros soltam pêlos, então o melhor é levar todos os membros da família até o canil da raça que se pretende adquirir e ver quem é mais sensível e, se mesmo assim, está tudo bem. Seria bom que as pessoas se lembrassem que cães têm sentimentos, que se apegam e confiam em seus donos. Eles nunca poderiam imaginar que seriam "devolvidos" simplesmente porque eles soltam pêlos, e que todo amor que eles nos proporcionam não seria levado em consideração. Na grande maioria dos casos a perda de pêlos ocorre intensamente nos meses da primavera e do outono (os cães estão "trocando de roupa") e uma boa escovada no fim de tarde vai ajudar muito na relação entre o dono e o peludo.

Se por acaso você irá passar muito tempo longe de casa (como eu) é preciso se planejar muito bem para que o bichinho não passe muito tempo sozinho, os filhotes principalmente, precisam de muita atenção então caso decida ter um bichinho seria melhor que o fizesse nas suas férias, para que possa passar mais tempo com ele e dê mais segurança pro animalzinho. É preciso que o dono reserve algum tempo do seu dia para se dedicar plenamente ao cão. Brincadeiras, carinhos e cuidados só pro peludo irão fazer com que ele sinta que também é parte da família e que também é aceito por esta família.

Filhotes cavucam jardim, roem tudo, não param quieto, mordem, choram a noite, fazem xixi e cocô em todos os lugares da casa e muito mais. Só que o que você tem que ter em mente é que esse cachorro é só um bebê, e vai ser um bebezinho pelos próximos oito meses. Mas ele pode e precisa ser educado, mas tudo com devida calma. Ninguém cogitaria dar uma criança porque ela brinca e põe coisas na boca o tempo todo. Um filhote adora aprender coisas novas, e a grande maioria aceita bem a disciplina de um NÃO dito de forma bem firme. Não desista do seu filhote só porque ele é uma peste. Caso você não tenha dinheiro para levá-lo a uma escolinha de obediência ou contratar um adestrador (como eu não tenho) o jeito é ler muito sobre comportamento animal, e começar a entender o seu bichinho ANTES que ele enlouqueça você. E direcionar as atividades dele para os brinquedos e não objetos da casa. Use o bom senso: toda a filosofia de se educar um cachorrinho está baseada em amor, paciência e persistência, e isso não custa nada.

Se você é daquelas pessoas que dizem que os cachorros deixam a casa fedida, me desculpem, mas estão enganados. Os donos que não sabem educar e higienizar a casa de maneira que a mesma não fique mal cheirosa. Tenho um exemplo real que pode ser usado aqui: na casa do meu amor têm quatro cachorros, dois deles que não são nada pequenos, e eu não poderia dizer que conheço uma casa mais limpa e cheirosa como aquela, então se essa for a sua desculpa para não adotar um cãozinho, repensem seus conceitos de limpeza. Os dentes e as orelhas do cachorrinho geralmente são esquecidos pelos donos, o que ocasiona mau cheiro nas orelhas, por exemplo, pode ser o acumulo de cera, ou caso ele tenha orelhas muito grandes, sujeira de comida e até mesmo fungos. Uma limpeza semanal e uma visita ao veterinário no primeiro sinal de excesso de cera, ou mau cheiro, vai manter o seu cachorrinho sem problemas e cheirinhos desagradáveis. Já os dentes (como não são escovados frequentemente) podem ficar cheios de tártaros e as gengivas inflamadas, e assim o cachorro fica com um bafo de dragão. O cachorro lambe o pêlo. O cachorro todo fica com cheiro de dragão. O cachorro se esfrega nos móveis. E a casa do dono fica cheirando a jaula de onça. E olha que o mau cheiro é o menor dos problemas que o tártaro pode causar pro cachorrinho. Infecções sérias, que podem comprometer toda a saúde do cão, podem ter início numa boca mal tratada. O pêlo também precisa de alguns cuidados. Escovar para retirar o pêlo morto, e secar muito bem o pêlo para não dar fungos e nem a famosa "inhaca" de cachorro, ajudam a manter o ar mais fresquinho. Finalmente: O jornal. Cães que usam jornal para fazer xixi e cocô precisam ter o jornal sempre limpinho. Até os cães agradecem.

Se você já pensou em tudo isso (e mais) e ainda assim quer um cãozinho, então acho que você pode estar começando a se preparar para esta mudança na sua vida, agora caso tenha tido algumas incertezas o melhor é resistir, insistir, pensar novamente. Se você tem dúvidas se quer mesmo um cachorrinho não adote até ter certeza (ou o mais próximo disso possível). Um filhotinho é lindo, mas é um monte de trabalho junto.

Um cachorro também sofre de estresse, ansiedade, melancolia e depressão. Também são capazes de amar incondicionalmente, de nos dar alegrias, de nos fazer rir e de nos consolar. Como todo relacionamento é preciso seguir regras básicas para se ter o melhor de um grande companheiro. É preciso ser generoso, ser dedicado, ter respeito e se fazer respeitar. Ninguém precisa ter um cachorro, mas seria muito bom se todos os que os têm tivessem pensado muito bem antes de comprar um, e que tivessem abraçado de coração o compromisso de cuidar dele com muito amor e carinho.

Fonte: texto adaptado do site Lord Cão - totalmente recomendado

Um comentário:

  1. olhá o avó do meu preto ali em cima brincando na neve... e nao, minha casa nao fede!

    ResponderExcluir