quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Consumed.


"A psicologia diz que toda qualidade levada ao extremo é um defeito. O desejo em excesso ofusca a razão e a racionalidade. As pessoas que têm compulsão ao consumo não são pessoas que apenas desejam coisas; elas compram por impulso, compram em exagero e, por conseguinte, compram o que não precisam com dinheiro que não têm."

Se tem uma coisa que me deixa irritada é essa minha vontade de comprar tudo o que vejo pela frente, e na maioria das vezes, coisas que eu nem sei se no fundo eu realmente quero. Pra ser honesta, não é a vontade de comprar que me deixa tão angustiada, mas sim a falta de controle que essa gana exerce sobre mim. Assim como comer um chocolate depois do almoço, sabe? Você sabe que se, todos os dias comer um, vai acabar engordando no final do mês, mas mesmo assim, toda a vez que se passa no caixa do restaurante – quase que mecanicamente – já estende a mão para o saboroso doce.

Incrível, falta de controle. Isso sim, irrita.

O problema quando não se tem controle sobre um determinado fato, é que isso começa a tomar conta da sua vida como um todo. Começa com aquele docinho todos os dias após um prato farto de comida, para você acabar exagerando no jantar também e, consequentemente, ir parar na cama com dores do estomago e falta de ar; aí, como de se esperar, já não é mais a comida que satisfaz e sim as compras. Logo estará comprando mais de dois pares desnecessário de sapatos; chegando ao cumulo de encontrar em seu guarda roupa peças ainda etiquetadas. Roupas que não se usa, sapatos que machucam os pés, comidas que causam indigestão, prazeres momentâneos e falsos.

Cansei de olhar minha conta bancaria no vermelho, cansei de subir na balança e acabar frustrada, ainda mais quando eu sei que todo esse transtorno poderia ser evitado sem problemas algum.

Me pergunto, constantemente, o que é que tanto falta em mim que justifique tamanha compulsividade?

Um comentário:

  1. Talvez não seja o que falta, mas o que sobra dentro de você... ansiedade, maybe? Eu sei que é isso que me causa compulsividade e essa falta de controle - que eu também odeio. Você tem que tentar encontrar peace of mind, um equilíbrio interno. Homeopatia does wonders for that. ;)

    ps.: OMG link pro site do Dexter. <3

    ResponderExcluir